COMUNICADO 14/01 - Continuamos abertos
Informamos que a nossa clínica continuará aberta mantendo os habituais horários de funcionamento, tanto dos tratamentos como de consultas.
Caso pretenda também poderemos deslocar-nos ao seu domicílio.
Se necessitar de uma declaração para que se possa deslocar para a clínica, peça-a junto da receção ou através dos nossos contactos.
Garantimos uma resposta rápida e com a máxima segurança, a sua saúde está em primeiro lugar.
Tendinite
Um tendão é uma estrutura densa e flexível através da qual o músculo se insere no osso, permitindo o movimento das articulações.
Quando o músculo e o tendão são muito requisitados, origina-se um processo inflamatório do tendão originando dores, que na fase inicial são associadas à execução da tarefa. Com a manutenção da atividade o quadro acentua-se e a dor passa a estar presente mesmo em repouso.
As tendinites são das perturbações mais frequentes e a sua localização pode ser na coxa, joelho, tornozelo, ombro ou o punho.
Receita de Courgettes Recheadas | Nutricionista Rosana Duarte
Ingredientes
- Dividir as courgettes ao meio e cortar na lateral conforme visualiza na figura;
- Retirar o miolo das courgettes;
- Colocar as courgettes sem o miolo no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 10 minutos;
- Aproveitar o miolo das cougettes e envolver com 1 c.sopa de azeite + 1 c.sopa de vinagre balsamico ou limão ou água e juntar cebola, alho e legumes a gosto na frigideira anti-aderente. Adicionar também a fonte proteica: atum, bacalhau, frango desfiado, tofu. E deixar "refogar" até ganhar sabor;
-Retirar as courgettes do forno e adicionar o preparado anterior e colocar queijo ralado por cima. Sugestão: 1 fatia de queijo flamengo com redução de gordura cortado aos pedaços;
-Colocar as courgettes novamente no forno cerca de 5 minutos.
Nota: pode acompanhar as courgettes com legumes ou salada ou por exemplo arroz/massa/batata. Tudo depende dos seus objetivos e necessidades individuais.
Bom apetite! 😁
Reabilitação Músculo-esquelética
Destina-se a pessoas com patologias ou disfunções associadas ao aparelho locomotor (tendinopatias, entorses, luxações, fraturas, roturas musculares, etc) ou à reabilitação pós cirúrgica desse tipo de patologias.
Tem como principal objetivo recuperar a funcionalidade, contribuindo assim para a sua autonomia e para o seu bem-estar.
Lentilhas
Sabia que as lentilhas são leguminosas pobres em calorias e ricas em vitaminas, minerais e proteínas?
O seu valor nutricional é extremamente elevado e , tal como as outras leguminosas, são a melhor fonte de proteína concentrada dos alimentos vegetais, sendo muito úteis para manter os níveis diários de energia, impedir desejos de açúcar, combater quebras de fadiga e estabilizar o humor.
Por serem boas fontes de fibras solúveis e insolúveis, as lentilhas são também uma grande aliada na prevenção e controle do colesterol e da diabetes, além de contribuir para o trânsito intestinal e aumentar a sensação de saciedade, pois quanto mais fibra tem um alimento, mais contribui para o equilíbrio dos níveis de açúcar, permitindo que a energia e saciedade durem mais tempo.
Receita de Bacalhau à Brás Adaptada | Nutricionista Rosana Duarte
Ingredientes:
- 4 cenouras;
- 2 alhos francês ou 1/4 de couve coração desfiada;
- 3 c.sopa de azeite rasas;
- 500g de bacalhau desfiado demolhado;
- 4 Ovos;
- 200g de batata inglesa;
- Azeitonas pretas;
- 7 dentes de alho;
- 1 cebola média;
- 1 molho de coentros picados;
Preparação:
- Numa wook ou frigideira anti-aderente comece por colocar 3 c.sopa de azeite rasas + 1 c.sopa de limão;
- Junte a cebola, o alho, a cenoura, o alho francês, e das batatas cortadas aos palitos e deixe ao lume durante cerca de 20 minutos;
- Após 20 minutos coloque o bacalhau desfiado previamente cozido e envolva e coloque alguns temperos a gosto como a pimenta;
- Coloque na wook os ovos e misture bem até ficarem com consistência sólida;
- Por fim junte as azeitonas e os coentros.
Nota: se quiser reduzir o valor calórico desta receita ou transformar numa versão low carb podes retirar a batata e/ou podes optar por adicionar mais coentros e retirar as azeitonas.
Acrescente sempre que possível legumes/saladas aos teus pratos de forma a introduzires fibra, água e excelentes fontes de vitaminas e minerais.
Esta receita rende cerca de 4 a 5 porções e foi adaptada da receita de bacalhau low carb da página poetenalinha.pt
Covid 19
Apelamos à sua colaboração para os procedimentos abaixo pois são essenciais para conseguirmos cumprir os procedimentos e assegurar um ambiente seguro para todos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
😷 Use sempre máscara,
⌚ Respeite os horários,
✋ Respeite as distâncias de segurança,
👐 Desinfete as mãos à entrada,
💳 Tenha preferência por pagamentos com cartão (MB).
Esclerose múltipla
Os sinais e sintomas mais comuns são:
- Fadiga (fraqueza ou cansaço);
- Dormências ou formigamentos;
- Dor ou queimação na face;
- Perda da força muscular, dificuldade para andar, espasmos e rigidez muscular;
- Falta de coordenação dos movimentos ou para andar, tonturas e desequilíbrios;
- Dificuldade de controle da bexiga (retenção ou perda de urina) ou intestino;
- Problemas de memória, de atenção;
- Alterações de humor, depressão e ansiedade.
Dor nas costas
Estima-se que 7 em cada 10 portugueses sofram de dores nas costas. As consequências deste mal vão muito além do desconforto pessoal.
As causas mais comuns são:
- A necessidade de manter a mesma posição ou de efetuar o mesmo tipo de movimento por longos períodos;
- Esforço físico intenso;
- Má postura;
- Levantamento ou arrastamento de peso;
- A posição de sentado durante longos períodos do dia;
- A condução prolongada;
- Movimento súbito ou uma queda;
- Excesso de peso.
Vitaminas
Sabia que sem vitaminas, o funcionamento do corpo humano arrisca-se a entrar em colapso, gerando problemas tão díspares como falta de visão, anemia, enfraquecimento dos ossos ou demência?
Uma dieta pouco saudável leva a que a ingestão de vitaminas não seja feita em quantidade suficiente para assegurar as funções essenciais do organismo. Esta carência pode refletir-se em problemas graves de saúde que necessitam de acompanhamento médico. Esteja atento a possíveis sintomas e tenha uma alimentação equilibrada e variada nos mais diversos tipos de vitaminas.
Reabilitação Pós-AVC
A fisioterapia assume um papel fundamental na recuperação desta patologia e deve ser iniciada o quanto antes após o diagnóstico. Os 3 primeiros meses são de uma importância vital na recuperação, pois são aqueles em que é possível alcançar melhores resultados. Os principais objetivos são a melhoria da funcionalidade dos pacientes, privilegiando a realização das atividades da vida diária e a melhoria da sua qualidade de vida.
Principais objetivos:
- Reeducação do movimento;
- Reeducação do Equilíbrio;
- Ativação/Fortalecimento muscular;
- Reeducação da marcha.
Fisioterapia Respiratória
Trata-se de uma área da Fisioterapia que, mediante uma avaliação cuidada utiliza estratégias, meios e técnicas de avaliação e tratamento não invasivos, com o objetivo de otimizar o transporte de oxigénio, contribuindo para prevenir, reverter ou minimizar disfunções a esse nível, promovendo assim a máxima funcionalidade e qualidade de vida do Utente.
Pode ser aplicada em todas as idades, sendo no entanto mais utilizada em bebés e crianças, pois devido às particularidades do seu aparelho respiratório estão mais expostas a infeções respiratórias.